Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Santos encerra o ano com melhor ataque desde "era Pelé"

Mesmo tendo acabado o Campeonato Brasileiro em uma modesta oitava colocação, o Santos fez bonito em 2010. Conquistou dois títulos, emplacou goleadas empolgantes, balançou as redes em 180 oportunidades e deixou o time da atual temporada com o melhor ataque da história do clube se excluída a "era Pelé", que durou de 1956 a 74.

Comandado por um inspirado Neymar, que comemorou 43 gols em 2010, a equipe atual deixou para trás o recorde de setores ofensivos de épocas gloriosas dos 98 anos de vida da agremiação santista.

Superou, por exemplo, todas as quatro temporadas da "era Robinho" (2002 - 05), período que corresponde à primeira passagem do jogador pela Vila Belmiro - a melhor marca dessa época foi em 2004, quando o Santos celebrou 166 tentos.

Outro ano vitorioso da história do clube que foi deixado para trás foi o da primeira geração de Meninos da Vila, em 1978. O forte ataque formado por João Paulo, Juary e Nilton Batata ajudou o time alvinegro a marcar 98 gols, que deram ao clube do litoral paulista seu primeiro título estadual após a "era Pelé".

Para completar um terceiro período glorioso do Santos, a equipe de 2010 também ultrapassou o supertime de 1927, que com Siriri, Camarão, Feitiço e Evangelista celebrou incríveis 172 gols, no que foi a primeira vez que o clube quebrou a barreira dos 100 tentos em uma única temporada.

Se contabilizada a "era Pelé", a "geração Neymar e Ganso" se encaixa apenas como o 14º melhor ataque da história do clube paulista. Entre os quinze primeiros da lista, aparecem nada menos do que 14 das 19 temporadas em que o ex-camisa 10 esteve presente e vestiu a camisa alvinegra.

Confira abaixo os melhores ataques da história do Santos:

1) 1959: 342 gols
2) 1961: 338 gols
3) 1957: 270 gols
4) 1958: 252 gols
5) 1965: 240 gols
6) 1962: 239 gols
7) 1968: 228 gols
8) 1960: 225 gols
9) 1970: 223 gols
10) 1956: 216 gols
11) 1964: 194 gols
12) 1967: 184 gols
13) 1972: 182 gols
14) 2010: 180 gols
15) 1963: 178 gols

Neymar, Narciso, Deco e Deivid promovem jogo beneficente em Santos


Com o final da temporada no Brasil, os jogos beneficentes tomam conta do calendário futebolístico nacional em dezembro. Um dos principais deles será promovido pelo atacante Neymar, pelo técnico dos Juniores (sub-20) do Santos Narciso, pelo atacante Deivid, do Flamengo, e pelo meia Deco, do Fluminense. A partida acontecerá nesta quarta-feira, às 18h30, na Vila Belmiro.

O evento, intitulado Natal Sem Fome 2010, tem como objetivo arrecadar alimentos para três entidades assistenciais: Nacac - Núcleo de Amparo a Crianças e Adultos com Câncer, de Santos; Casa do Menor do Guarujá; e Graacc - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, de São Paulo.

Para esse jogo entre os Amigos de Narciso e Neymar contra os Amigos de Deivid e Deco, foram convidados grandes nomes do futebol brasileiro em 2010. Do Santos, estarão presentes o lateral esquerdo Léo, o volante Arouca, o zagueiro Edu Dracena, os meias Madson e Alan Patrick, o goleiro Rafael e o atacante Zé Eduardo. Do Corinthians, os meias Elias e Bruno César, além do atacante Dentinho. O atacante Kleber e os volantes Marcos Assunção e Pierre representarão o Palmeiras. Pelo São Paulo, vão os atacantes Ricardo Oliveira e Lucas.

Os laterais Gabriel e Fábio Santos, bem como o atacante Jonas, artilheiro do Brasileirão, do Grêmio, também, confirmaram presença no jogo beneficente, além do centroavante, do Cruzeiro, Wellington Paulista.

Do futebol carioca, o flamenguista Deivid trará o zagueiro David Braz, o volante Willians, o meia Renato Abreu, além dos atacantes Diogo e Val Baiano. O ídolo rubro-negro e ex-coordenador técnico da equipe, Zico, confirmou que irá prestigiar o jogo. Deco, do Fluminense, irá trazer o lateral esquerdo Carlinhos e o atacante Rodriguinho. Muricy Ramalho, técnico do campeão brasileiro, também é esperado na Vila.

O meia Paulo Henrique Ganso, que se recupera da uma cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, vai dar o pontapé inicial da partida. O ex-atacante santista André, que atualmente defende o Dínamo de Kiev (Ucrânia), também é esperado para a festa.

Troca de Ingressos:
Os ingressos para o torcedor que quiser assistir ao jogo podem ser adquiridos por meio da doação de um quilo de alimento não-perecível, exceto sal e açúcar. As trocas podem ser feitas diretamente na Vila Belmiro, nesta terça, das 9h às 17h, e na quarta, das 9h às 18h30.

No Santos, Marta sonha em jogar com Pelé, Neymar e Falcão


A torcida do Santos está ansiosa pela chegada da temporada 2011. Além da manutenção de Neymar e Ganso e da chegada de Elano à equipe principal, o time de futsal do clube contará com o astro Falcão e a equipe feminina terá Marta, candidata ao quinto título consecutivo de melhor jogadora do mundo, por três meses. Nesta terça-feira, durante a apresentação da segunda edição do Torneio Internacional Cidade de São Paulo de futebol feminino, no Pacaembu, foi especulada a possibilidade de serem reunidos os atuais astros do clube e Pelé para a disputa de um amistoso de exibição. A ideia ainda é embrionária, mas Marta se empolgou com a possibilidade. "Seria um espetáculo! Uma coisa que vai marcar muito se acontecer, para a minha vida e para quem vai assistir. Espero que isso possa acontecer mesmo", falou a camisa 10 da Seleção Brasileira, que já realizou o sonho de estar ao lado do ídolo Ronaldo. "Tive a oportunidade de jogar com ele, num amistoso dos amigos do Ronaldo contra os amigos do Zidane, em 2008. Foi uma honra muito grande. Não joguei exatamente com o Ronaldo, porque entrei no lugar dele, mas estive ali e com certeza foi especial para mim", concluiu. No prêmio da Fifa, Marta está à frente do Fenômeno: ela já foi eleita a melhor da temporada em quatro oportunidades (2006, 2007, 2008 e 2009), enquanto o atacante do Corinthians foi premiado três vezes (1996, 1997 e 2002). Fonte: Terra

Neymar prevê "ano maravilhoso" para Santos de Adilson Batista


José Edgar de Matos Direto de São Paulo

Campeão paulista e da Copa do Brasil, o Santos acabou modificado para a próxima temporada. Sem jogadores importantes como Wesley e André, que deixaram o clube no meio da temporada, o time da Vila Belmiro iniciará a 2011 sob o comando de Adilson Batista. Na visão do craque da equipe no Campeonato Brasileiro, Neymar, o treinador e os novos reforços farão o clube ter um ano "maravilhoso".

"Será um ano maravilhoso, que promete muito para o Santos. Espero muito que chegue logo 2011", disse um descontraído Neymar nesta terça-feira, durante um evento na TV Gazeta.

A manutenção do jovem craque e do companheiro Paulo Henrique Ganso, que ainda se recupera de uma grave lesão no joelho, somada à recente contratação de Elano, animam Neymar para 2011. "Estamos armando um time muito forte, um time para buscar e brigar muito pelo título da Libertadores", completou o atacante.

Além da chegada de Elano, outros nomes podem aparecer na Vila Belmiro para o ano que vem. O Santos negocia a vinda do atacante Ricardo Oliveira, do São Paulo, que pertence ao Al-Jazira, dos Emirados Árabes. O jogador já atuou pelo clube da Vila Belmiro e depende da liberação do time do Oriente Médio para descer a Serra do Mar.

Outro nome forte que pode pintar no Santos é o do meio-campista Zé Roberto, do Hamburgo-ALE. Com contrato firmado até julho de 2011, o jogador poderá deixar a Alemanha ainda em janeiro, caso o time alvinegro pague uma compensação financeira. O próprio atleta, campeão paulista em 2007, afirmou ter saudades da equipe.

Fonte: Terra

Polêmicas

O jogador esteve envolvido em várias polêmicas nos últimos tempos:

  • Em 2 de abril de 2010, juntamente com outros jogadores evangélicos do Santos como Paulo Henrique Ganso e Robinho, Neymar se recusou a distribuir ovos de páscoa em um gesto de caridade para uma instituição de viés espírita de Santos, chamada “Mensageiros da Luz”, alegando razões religiosas[14]
  • Em 2 de setembro de 2010, em um jogo contra a equipe do Avaí pelo Campeonato Brasileiro, o técnico da equipe catarinense, Antonio Lopes disse que durante a partida Neymar teria provocado o capitão do Avaí, Emerson Nunes, ao dizer: “Sou milionário e posso tudo”[15]. Neymar negou ter feito isso.
  • Em 15 de setembro do mesmo ano, em uma partida contra o Atlético Goianiense, ao receber ordens do técnico santista, Dorival Junior, para não bater o pênalti, Neymar, furioso, discutiu com o treinador[16]. Segundo o site esportivo LANCE!, a fúria de Neymar continuou após o jogo, no vestiário chegando, inclusive, a atirar um copo com isotônico no auxiliar de Dorival [17]. O técnico da equipe goiana, René Simões, disse nunca ter visto um jogador tão “mal-educado” como Neymar e que estão “criando um monstro[18]. O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, repudiou a atitude de Neymar[19][20]. O episódio culminou com a demissão de Dorival Junior[21]
  • Após esse episódio, Mano Menezes não convocou Neymar para "deixar problemas fora da Seleção"[22]
  • Em 6 de outubro de 2010, o periódico esportivo LANCE! publicou uma reportagem na qual afirma que noitada de Neymar e de outros jogadores santistas com garotas de programa após um jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, iniciou queda de Dorival Junior pois este,ao saber do ocorrido que foi registrado por câmeras de segurança do hotel em que a equipe estava hospedada, ficou revoltado e pediu punição a Neymar e os outros jogadores à diretoria do Santos, mas não foi atendido[23].
  • O maior jogador da história do Santos, Pelé, também criticou as atitudes de Neymar no começo do ano, quando o elenco santista tinha craques como Paulo Henrique Ganso, Robinho, Wesley e André para dividrem responsabilidades com Neymar, e disse que "Ele estava jogando mais para torcida e para a televisão do que para o time. Ele fazia muita firula, caía muito". E acrescentou: "Eu falo com o Neymar algumas vezes e digo: você reclama do que, cara? Hoje em dia vocês jogam uma partida e todo mundo vê, ganham em um dia o que a gente ganhava no mês". Porém, Pelé afirmou que hoje Neymar é essencial para a equipe do Santos Futebol Clube. [24].
  • No dia em que foi convocado novamente para a Seleção Brasileira, Neymar e outro companheiro de time, o atacante Marcel se desentenderam e chegaram a trocar empurrões e muitos xingamentos. Os outros jogadores chegaram para apartar a briga, e o lateral Pará conseguiu segurar Marcel. Logo em seguida, Neymar deixou o gramado e foi para os vestiários do CT. [25].
  • Em 4 de novembro de 2010, Neymar entrou em atrito com a imprensa durante uma entrevista coletiva ao ser indagado sobre as polêmicas nas quais vem se envolvendo. Em uma das respostas ríspidas que deu, Neymar disse que "se vocês (jornalistas) me deixarem sem polêmicas, espero que daqui para frente eu nunca mais saia da seleção".

Seleção Brasileira


O atleta já defendeu as Seleções Brasileiras Sub-16 e Sub-17. Participou do Campeonato Mundial Sub-17 de 2009, onde o Brasil foi eliminado logo na primeira fase da competição. Neymar marcou um gol na partida de estreia, contra o Japão, vencida pelo Brasil por 3 a 2.[10]

Já na Seleção principal, foi convocado pela primeira vez no dia 26 de julho de 2010 pelo técnico Mano Menezes, para um amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jérsey onde teve a oportunidade de marcar seu primeiro gol vestindo a camisa canarinha.[11] Após ficar de fora da convocação seguinte devido ao seu atrito com Dorival Júnior no Santos,[12] foi chamado novamente pela no dia 29 de outubro para o amistoso contra a Seleção Argentina, na qual o jogador jogou bem,mas a seleção foi surpreendida pela rival no finalzinho perdendo por 1x0.



2010: Os "Meninos da Vila" e o destaque


Iniciou a melhor temporada de sua carreira pelo Campeonato Paulista, no qual Neymar marcou cinco gols em cinco clássicos e ajudou o Santos a se consagrar Campeão Paulista de 2010, fazendo três gols contra o São Paulo, um contra o Corinthians[6], e um contra o Palmeiras[7]. Contra o São Paulo (na primeira fase) a partida foi vencida por 2-1, já nas semifinais foram duas vitórias (3-2 e 3-0), contra o Corinthians a partida também foi vencida pelos Santos, por 2-1. Contra o Palmeiras, sua equipe perdeu pelo placar de 4-3. Após a fantástica campanha no estadual, a equipe formada por Neymar, Paulo Henrique Ganso, Robinho, André e cia. foi apelidada de "Meninos da Vila", pelo fato destes terem uma média de idade abaixo do padrão das grandes equipes do futebol brasileiro.

O segundo título da temporada viria na Copa do Brasil. Novamente o Santos fez uma excelente campanha, aplicando consecutivas goleadas, como o 10-0 sobre o Naviraiense e o 8-1 sobre o Guarani. Neste jogo, Neymar marcou, até então, o maior número de gols em uma única partida oficial, fazendo cinco dos oito tentos da equipe santista, em partida disputada na Vila Belmiro, jogo de ida das oitavas-de-final da competição.[8] No dia 28 de julho, na final do torneio, Neymar marcou um dos gols mais importantes de sua carreira, ajudando o Santos a vencer por 2-0 a partida de ida, contra o Vitória. Apesar da derrota no jogo de volta em Salvador, o Santos sagrou-se campeão do torneio, e Neymar o artilheiro com 11 gols.


domingo, 5 de dezembro de 2010

Início da Carreira de Neymar

2009: O início
Neymar estreou no time profissional do Santos em 7 de março de 2009, contra o Oeste, de Itápolis, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos por 2-1 e válida pelo Campeonato Paulista.[3] Neymar marcou o primeiro gol da carreira em 15 de março de 2009,contra o Mogi Mirim, no Estádio do Pacaembu,partida vencida pelo Santos por 3-0 e válida pelo Campeonato Paulista,mesmo dia em que seu amigo ,Ganso marcou o primeiro de sua carreira . Mais tarde, nas semifinais da competição, o Santos encarou o Palmeiras, onde acabou vencendo os dois jogos por 2-1, com Neymar marcando o gol da vitória no primeiro duelo, realizado na Vila Belmiro.[4] No entanto, o jogador não fez boas atuações nas duas partidas que decidiram a final do Paulistão, em que o Peixe acabou ficando com o vice-campeonato, perdendo o título para o Corinthians. Contudo, Neymar foi eleito a revelação do campeonato.[5]
Pelo Campeonato Brasileiro, foi o grande destaque do Santos ao lado de Paulo Henrique Ganso. Apesar disto, o Peixe teve uma fraca campanha no Brasileirão, terminando na 12ª posição.